sábado, 10 de novembro de 2007

A Lenda de S. Martinho


Em véspera de dia de FESTA aqui fica uma das lendas do Santo que comemoramos amanhã 11 de Novembro - S. MARTINHO.


Antes de baptizado e convertido ao Cristianismo, S. Martinho foi na mocidade soldado das legiões do Imperador Juliano. Certo dia, sob o vendaval e a neve, equipado e armado, montado a cavalo, S. Martinho viu um mendigo seminu, tiritando de frio, estendendo para ele a sua pobre mão ossuda e congelada.

O Santo parou o cavalo, tomou com caridade a mão desse abandonado e, em seguida, tomou da espada, cortou pelo meio a sua capa de agasalho, deu metade dela a esse miserável peregrino e, envolto na outra metade, sacudiu a rédea e prosseguiu através da tormenta, do vento e da neve.

Subitamente, porém, no caminho do soldado, a tempestade desfez-se, amainou o tufão e a geada, o céu descobriu instantaneamente, como por encanto, a sua profundidade límpida e azul, e um sol acariciante e resplandecente inundou a terra de alegria e vestiu de luz e calor esse cavaleiro caridoso.

Deus, reconhecido, para que não se apagasse da memória dos homens a notícia deste acto de bondade, praticado por um dos seus eleitos, dispôs que em cada ano, na mesma época em que S. Martinho se desfez da metade da capa, por alguns dias se interrompesse o Inverno, cessasse o frio, sorrisse o céu e a terra, e um calor saudasse a natureza, sempre insensível à vontade dos homens, em memória daquele que, em certo dia, humilde soldado, trotando a sós por um caminho, desafiou e venceu a fúria insuperável dos elementos.

NOTA: Amanhã afixarei os vossos trabalhos.

3 comentários:

Raquel7ºD disse...

Olá stora grande blog, muito actualizado e informativo PARABENS!!!

Fátima André disse...

O blog é particularmente vosso.
Espero pelos vossos contributos.
Podem começar a enviar-me por e-mail os vossos textos, trabalhos, desenhos, bd, passatempos, músicas...
Tudo o que a vossa criatividade permitir :)

Fátima André disse...

Só para esclarecer: o meu blog Chama-se "Revisitar a Educação" e podem encontrá-lo num link à vossa esquerda onde aparece o título LIGAÇÕES.
"Os Moralitos EBIC" é o vosso blog, eu sou apenas uma Co-autora e vocês são mais de 150...