quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Portugal e os Judeus

Livro: Portugal e os Judeus
Autor: Jorge Martins
Editora: Nova Veja


Nota: Este pequeno Vídeo é de visionamento obrigatório para alunos de 9º Ano. O mesmo serve de ponto de partida para um debate na próxima aula.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Mais uma temporada da Música na Gulbenkian

TEMPORADA GULBENKIAN DE MÚSICA
(Newsletter da Fundação Calouste Gulbenkian)

(Clique na imagem para ver programa ampliado)

Escritores na nossa Escola...


Amanhã, 29 de Novembro, o escritor José Fanha estará na Escola Básica Integrada do Carregado para colaborar em algumas actividades concebidas no âmbito da Plano Nacional de Leitura e que envolvem algumas turmas do Agrupamento. A saber: 4ºA; 6ºC e D e 8º E.
As actividades irão decorrer no espaço da Mediateca da Escola Sede ao longo de todo o dia.

Aqui fica um gostinho das palavras deliciosas da poesia do escritor, poeta, declamador e professor, José Fanha. E tanto quanto sei… ainda se dedica à pintura nos tempos de lazer.


PEDRA A PEDRA

É uma pedraca
da frase amável
cada pensamento que me envia
o meu irmão sonhando.
Uma pedra cada verso cada gota de lua ou brilho
de ametista cada lágrima correndo
pelos troncos de uma selva
desventrada.
É uma pedra
a água que cai do céu
e a outra que desce das cordilheiras e beija
borboletas impossíveis.
É uma pedra
duas pedras pequeninas
o riso das minhas filhas.
E o abraço vertical de cada amigo.
E o beijo da mulher amada.
E juntando pedra a pedra
verso a verso
pensamento a pensamento
asa de pomba a peito de jaguar
vai acontecendo a casa do poema
do amor
da mesa posta
a casa onde cada pedra tem
uma longa história
para contar.
José Fanha

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Mais Literatura Juvenil

Os Moralitos EBIC sugerem mais leituras para as próximas férias de Natal...


Sapatos de Rebuçado

Colecção: Romance
Nº págs.: 512
ISBN: 978-972-41-5318-6
Edições ASA
Preço de Editor: 17,50 € (com IVA 5%)

Sinopse
Sapatos de Rebuçado é mais uma viagem ao mundo encantado de Joanne Harris. Um (esperado) regresso a Chocolate.Após ter abandonado a aldeia de Lansquenet-sur-Tannes, cenário de CHOCOLATE, Vianne Rocher procura refúgio e anonimato em Paris, onde, juntamente com as suas filhas Anouk e Rosette, vive uma vida pacífica, talvez até mesmo feliz, por cima da sua pequena loja de chocolates. Não há nada fora de comum que as destaque de todos os outros. A tempestade que caracterizava a sua vida parece ter acalmado... Pelo menos até ao momento em que Zozie de l’Alba, a mulher com sapatos de rebuçado, entra de rajada nas suas vidas e tudo começa a mudar…Mas esta nova amizade não é o que parece ser. Impiedosa, retorcida e sedutora, Zozie de l’Alba tem os seus próprios planos – planos que vão despedaçar o mundo delas. E com tudo o que ama em jogo, Yanne encontra-se perante uma escolha difícil: fugir, tal como fez tantas outras vezes, ou confrontar o seu pior inimigo…Ela própria.

“O melhor romance de Joanne Harris.” Financial Times

*****************************

DENTRO DE TI

Preço de Editor: 14,99 € (com IVA 5%)

Editora Civilização
Sinopse
Este livro permite aos jovens fazerem uma viagem microscópica observando as batalhas travadas no sangue e nas entranhas do corpo, através de impressionantes imagens 3D e um CD-ROM interactivo cheio de acção.
É uma aventura anatómica emocionante!

domingo, 25 de novembro de 2007

Homenagem a todas as Mulheres

Uma Homenagem a todas as Mulheres que sofrem e, particularmente, à Mulher que mais nos AMA e que espero, sempre saibamos corresponder... a nossa MÃE.

Dia Internacional contra a Violência

A HISTÓRIA DA VIDA

O vídeo infra mostra a História da Vida, da nossa vida no ventre materno. Mostra o desenvolvimento de um feto com imagens do National Geographic Chanel obtidas através de uma micro-câmara introduzida no útero de uma mulher em gestação (grávida).



Nota: Este vídeo é de visualização obrigatória para alunos de 6º ano. A partir dele iremos trabalhar o tema nas nossas aulas.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

NOVIDADES - Literatura Portuguesa

Editorial Presença (Nov_2007)

HARRY POTTER E OS TALISMÃS DA MORTE
Rowling, J. K.

Sinopse
É neste sétimo volume que Harry Potter irá travar a mais negra e perigosa batalha da sua vida. Dumbledore reservou-lhe uma missão quase impossível – encontrar e destruir os Horcruxes de Voldemort… Nunca, em toda a sua longa série de aventuras, o jovem feiticeiro mais famoso do mundo se sentiu tão só e perante um futuro tão sombrio. Chegou o momento do confronto final – Harry Potter e Lord Voldemort… nenhum pode viver enquanto o outro sobreviver… um dos dois está prestes a acabar para sempre… Os seus destinos estão misteriosamente entrelaçados, mas apenas um sobreviverá... Numa atmosfera apoteótica e vibrante, Rowling desvenda-nos, por fim, os segredos mais bem guardados do universo fantástico de Harry Potter e deixa-nos envoltos, talvez para sempre, na sua poderosa magia. Este sétimo volume tem sido considerado pelo público e pela crítica como o melhor de toda a série Harry Potter.


UM SEGREDO QUE É SÓ MEU!
McCombie, Karen

Sinopse
Laurel Ferguson tem imensos motivos para se sentir uma adolescente feliz, pois mudou-se recentemente para uma pequena cidade escocesa, onde pôde começar uma vida nova onde ninguém a conhecia. E, como se isso não fosse suficiente, Laurel tem ainda uma irmã mais velha que adora e com quem partilha uma série de truques para a ajudar nos momentos difíceis. Mas Laurel tem também alguns segredos e, quando uma antiga colega de escola reaparece e ameaça desenterrar o passado, Laurel tem de abrir mão do maior segredo de todos...


A MENINA QUE VOAVA
Gonzalez, Maria Teresa Maia

Sinopse
Esta história passa-se num lugar longínquo e muito especial. Nunca nenhum ser humano lá tinha estado. O passarinho de bico amarelo era ainda muito novo, ia a voar sobre a montanha branca com o seu bando, quando se perdeu e avistou aquele bosque, tão diferente, que resolveu lá ir ver. Gostavas de descobrir tudo o que viu e lhe aconteceu? Vira as páginas deste livro com cuidado, vê as bonitas ilustrações e lê com muita atenção. Então só tu e o passarinho ficarão a saber quem era a menina que voava.


O MISTÉRIO DE NATAL (Relançamento)
Gaarder, Jostein

Sinopse
Pretendendo ser um conto de Natal empolgante, O Mistério de Natal conta-nos a história de um calendário mágico ao qual se encontra subjacente um enigma. Ao longo de todo o livro, enquadrado por magníficas ilustrações, Jostein Gaarder consegue mais uma vez criar uma atmosfera intrigante que envolve, cativa e fascina o leitor. E como elementos aliciantes, o autor utiliza um grupo de peregrinos que viaja em sentido contrário ao do tempo, sendo eles uma menina, alguns anjos e pastores, várias ovelhas e um pequeno cordeiro de pelo macio. Uma história de Natal fascinante que confere um novo sentido ao mistério do nascimento de Jesus.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Comunicar... através da música

TEMPORADA GULBENKIAN DE MÚSICA
(Newsletter da Fundação Calouste Gulbenkian)

(Clique na imagem para ver programa ampliado)

domingo, 18 de novembro de 2007

Passatempo Cultural I

Pretende-se saber a quem pertence o cartoon abaixo afixado. Ou seja, quem é a personagem que está representada na imagem (cartoon)?

Resposta encontrada: Albert Einstein, e foi dada pela Raquel do 7º D. Parabéns!

Nota: Deixem as vossas respostas na caixa de comentários (não é para responder na aula).

Atenção: Este passatempo é só para alunos EBIC. Pais, encarregados de educação, familiares, amigos e conhecidos... podem ajudar, mas só serão publicadas as respostas dadas pelos alunos inscritos na disciplina.

NOVO ESPAÇO - Passatempo Cultural

Caros Moralitos

Vamos dar início a mais um espaço NOVO - designado por Passatempo Cultural. Nele vamos pôr à prova os nossos conhecimentos (cultura geral e aprendizagens escolares).

De seguida irei afixar o 1º Passatempo (depois decidimos a periodicidade do mesmo).

Boa sorte!

Ps.: Se gostarem deste tipo de iniciativas podem também visitar o meu Web site, "Revisitar a Educação" -, lá também está a decorrer um passatempo (quinzenal) do mesmo género deste. Podem clicar aqui para aceder directamente ao último passatempo: Passatempo - Transmissão do Património Histórico-Cultural...

sábado, 17 de novembro de 2007

Que bem que ela comunica com o corpo e a música...


Reparem como se pode comunicar, interagir... através da música, do corpo...


Não é maravilhoso SER PESSOA!?

E o bem que podemos fazer com o nosso corpo!? A nós e aos outros...

Tudo o que fazemos (Bem ou Mal)... é com o nosso corpo.

Dá que pensar, não é???


Ps: Este pequeno vídeo foi recebido via e-mail, desconheço o seu autor (não consta nas propriedades do ficheiro).

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Exposições na Gulbenkian

Uma obra em foco: A Religião na Grécia Antiga - Deuses do Olimpo representados na Colecção Gulbenkian

Exposições
De 27/07/2007 a 06/01/2008
Horário: 10h00-18h00
Local: Galeria de Exposição Permanente do Museu - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa


Esta obra ilustra a religião na Grécia Antiga através da imagem dos deuses do Olimpo representados em moedas da Colecção. Esta amostragem de 58 espécies vem antecipar e complementar a próxima exposição do Museu Calouste Gulbenkian - Os Gregos. Tesouros do Museu Benaki, Atenas -, a inaugurar a 27 de Setembro 2007, na Sala de Exposições Temporárias do Museu. Ambas as exposições estarão abertas até 6 de Janeiro de 2008.

Informação disponibilizada In Fundação Calouste Gulbenkian

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Comunicar, Interagir, Educar... através da Música

TEMPORADA GULBENKIAN DE MÚSICA
(Newsletter da Fundação Calouste Gulbenkian)

(Clique na imagem para ver programa ampliado)

domingo, 11 de novembro de 2007

S. Martinho a Rimar


S. Martinho com Amor
Não tinha graça se fosse com horror.

S. Martinho cavaleiro
Um grande guerreiro
Com a sua espada de Amor
Mata o horror.

O pobre mendigo pedia abrigo
S. Martinho com Amor traz o calor.

O pobre mendigo com o seu abrigo
Lhe agradeceu dizendo obrigado
E com essas palavras repletas de Amor
Veio o calor.

S. Martinho traz o AMOR,
As castanhas e o calor.

Miguel, 5º G


sábado, 10 de novembro de 2007

A Lenda de S. Martinho


Em véspera de dia de FESTA aqui fica uma das lendas do Santo que comemoramos amanhã 11 de Novembro - S. MARTINHO.


Antes de baptizado e convertido ao Cristianismo, S. Martinho foi na mocidade soldado das legiões do Imperador Juliano. Certo dia, sob o vendaval e a neve, equipado e armado, montado a cavalo, S. Martinho viu um mendigo seminu, tiritando de frio, estendendo para ele a sua pobre mão ossuda e congelada.

O Santo parou o cavalo, tomou com caridade a mão desse abandonado e, em seguida, tomou da espada, cortou pelo meio a sua capa de agasalho, deu metade dela a esse miserável peregrino e, envolto na outra metade, sacudiu a rédea e prosseguiu através da tormenta, do vento e da neve.

Subitamente, porém, no caminho do soldado, a tempestade desfez-se, amainou o tufão e a geada, o céu descobriu instantaneamente, como por encanto, a sua profundidade límpida e azul, e um sol acariciante e resplandecente inundou a terra de alegria e vestiu de luz e calor esse cavaleiro caridoso.

Deus, reconhecido, para que não se apagasse da memória dos homens a notícia deste acto de bondade, praticado por um dos seus eleitos, dispôs que em cada ano, na mesma época em que S. Martinho se desfez da metade da capa, por alguns dias se interrompesse o Inverno, cessasse o frio, sorrisse o céu e a terra, e um calor saudasse a natureza, sempre insensível à vontade dos homens, em memória daquele que, em certo dia, humilde soldado, trotando a sós por um caminho, desafiou e venceu a fúria insuperável dos elementos.

NOTA: Amanhã afixarei os vossos trabalhos.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Livros do mês

Novidades_Editorial Presença (Novembro 2007)

Recomendo:
- para adolescentes, jovens e adultos
- para crianças…


TENHO 13 ANOS, FUI VENDIDA
McCormick, Patricia


Colecção: Grandes Narrativas
Preço: 15.00 € c/Iva
Editorial Presença

Sinopse
Lakshmi vive numa aldeia do Nepal, perdida nos Himalaias. Apesar da extrema pobreza em que vive, é feliz cultivando a sua pequena horta, brincando com a irmã bebé e a sua cabra que a segue por todo o lado. Acima de tudo deseja um dia poder ajudar a sua mãe doente e oferecer-lhe um telhado de zinco, como têm todas as outras casas da aldeia. Depois de uma monção particularmente desastrosa, o padrasto vende-a a uma traficante, convencendo-a de que vai poder trabalhar como criada numa casa rica. Apesar de tudo aquilo por que passa num mundo atrozmente violento, Lakshmi consegue manter a sua integridade e compartilhar compassivamente a agonia das companheiras como as suas pequenas alegrias. No final a sua coragem acabará por determinar a sua sorte.


QUERO O MEU BACIO
Ross, Tony

Relançamento
Colecção: Diversos
Preço: 5.49 € c/iva
Editorial Presença

Sinopse
A princesinha desta história ilustrada, como todos os meninos da sua idade, já não gosta de fraldas. Mas, para se ver livre delas, há que aprender a ir ao bacio! Uma história deliciosamente divertida - e didáctica - que ajudará os mais pequenos a crescer. Um grande bestseller da literatura para crianças.

Dedicatória a todos os meus alunos


Olá Moralitos EBIC

Aqui estou de novo a renovar os votos de bom trabalho e boa disposição :)

Como já faz algum tempo, que afixei esta mesma canção em outro espaço “Revisitar a Educação”, e como nem todos tiveram na altura oportunidade de visitá-lo, renovo aqui a minha dedicatória a todos os Moralitos EBIC, porque me enche de alegria ver no dia-a-dia o vosso crescente entusiasmo, a dedicação e empenho...

... para todos vós aqui fica de novo a versão integral do tema Água viva.

Fica também o desafio de partilharem a relação que existe entre esta canção e o tema do nosso Projecto "COMUNICAR, INTERAGIR, EDUCAR", já aqui anunciado também e apresentado nas nossas aulas. Para o fazerem, basta deixar aqui os vossos comentários (clicando na caixa de comentários, como combinado).

Até breve!!!


Ps.: Não se esqueçam de clicar sobre o tema Água viva, só assim podem escutar esta belíssima canção que vos dedico :)

In Salesianos

sábado, 3 de novembro de 2007

Concurso de desenho com prémio – Mascote dos Moralitos EBIC


Olá a todos os Moralitos EBIC

No âmbito do nosso Projecto "COMUNICAR INTERAGIR, EDUCAR", está aberto um concurso de desenho para a melhor mascote Moralitos EBIC.
Concurso aberto a todos os Moralitos e exclusivamente a eles.
Cada participante (individualmente) deverá identificar o seu trabalho com nome, número e turma e entregá-lo à professora da disciplina de EMRC até ao final do 1º Período (14 de Dezembro)

Mais algumas regras básicas:

- Só se aceitam trabalhos individuais (devidamente identificados);
- Os trabalhos devem ser realizados em folhas brancas, formato A4;
- Os desenhos podem ser elaborados com simples lápis de carvão ou podem recorrer à pintura (lápis de cor ou cera, canetas…) e podem ainda enriquecer e embelezar os vossos desenhos com outros materiais, nomeadamente, com colagens e outras técnicas que já aprenderam em EVT ou EV;
- Não serão aceites trabalhos (desenhos) que tenham sido elaborados em computador;
- Os alunos do 5º e 6º ano concorrem no 1º escalão;
- Os alunos do 7º, 8º e 9º ano concorrem no 2º escalão;
- Haverá prémio (um livro) para o 1º lugar em cada escalão.

Notas:
- A criatividade e a originalidade serão os principais elementos de avaliação e ponderação dos trabalhos.
- Será designado um júri composto por um máximo de 5 elementos e um mínimo de 3 (entre eles, professores de EV e EVT).
- O resultado deste concurso será afixado aqui neste blog no início do 2º Período (entre 3 e 10 de Janeiro).

Prémio: Um livro (para o 1º lugar de cada escalão).

Obs.: Após apurados os dois desenhos vencedores do concurso será aberta (aqui no blog) uma votação a todos os leitores e visitantes do nosso blog, para escolher a melhor mascote, aquela que será no futuro o nosso SÍMBOLO (mascote dos Moralitos EBIC) e que iremos afixar no topo do blog.

Breve apresentação do nosso Projecto Educativo "COMUNICAR, INTERAGIR, EDUCAR"


Comunicar, Interagir, Educar é o tema centralizador do Projecto de Acção Educativa do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER) do Patriarcado de Lisboa para o ano Lectivo 2007/2008.

Este é o projecto que irá orientar todo o trabalho a ser desenvolvido nas escolas da Diocese de Lisboa ao longo do presente ano lectivo.

Todas as actividades que iremos apresentando, aqui neste espaço, ao longo do ano lectivo, estarão integradas quer neste projecto, quer no âmbito dos nossos Projectos de Escola (Projecto Educativo, Projecto Curricular de Escola e Projectos Curriculares de Turma).

De forma sintetizada e em linhas gerais, passamos a apresentar as Linhas Orientadoras e alguns Objectivos do Projecto. Quanto a Actividades Agendadas e/ou a Agendar, iremos divulgando em data próxima dos acontecimentos. De salientar, no entanto que, o Lançamento Oficial do Projecto aconteceu a 29 de Setembro de 2007, na Universidade Católica Portuguesa.

(Informações disponibilizadas pelo SDER)

Apresentação e Linhas Orientadoras do Projecto:
“Vivemos numa sociedade marcada pela comunicação. Com efeito, nada há de mais profundamente humano do que a ânsia de comunicar. Criado à imagem e semelhança de Deus, o ser humano busca a verdade e o amor, o que implica necessariamente diálogo e comunhão como outro, só possível se aceitarmos o desafio de estabelecer relações alicerçadas na comunicação.

Ninguém vive sem comunicar. O próprio Deus revela-se aos homens fazendo-se palavra que se comunica. A Igreja tem procurado acompanhar com grande solicitude os progressos da comunicação, pois sabe que ela é uma dimensão fundamental da relação dos homens com Deus e entre si. Sem uma sadia comunicação, não é possível construir um mundo alicerçado nos valores do diálogo, da tolerância e da paz, pois a ausência ou a deficiência na comunicação constitui um dos principais obstáculos ao desenvolvimento da pessoa e da sociedade.

Infelizmente, o facto de termos hoje ao dispor sofisticadas tecnologias de comunicação, nem sempre tem sido sinal duma maior proximidade entre os homens. Por estranho que possa parecer, alguns meios de comunicação, tem contribuído mais para isolar o Homem do que para estabelecerem pontes de diálogo e de comunhão. O mau uso dos meios de comunicação, e os valores e interesses que, muitas vezes, por seu intermédio são vinculados, têm contribuído para reduzir a pessoa à condição de objecto passivo, e não de sujeito e protagonista do processo comunicativo.

No início do séc. XXI, em que assistimos com esperança, mas também com alguma perplexidade, à consolidação duma sociedade de informação assente em relações comunicativas cada vez mais virtuais, é urgente a escola educar os alunos para os fundamentos duma sadia comunicação interpessoal e para o uso dos meios de comunicação em favor do Homem.

O projecto Comunicar, Interagir, Educar, é um contributo para a comunicação alicerçado nos valores humanos e cristãos, com o fim de sensibilizar alunos e professores para a necessidade de construir uma sociedade capaz de gerar verdadeiras relações humanas, assente no diálogo e na comunhão, promotoras do desenvolvimentos da pessoa e da sociedade.”

Alguns Objectivos do Projecto:
· Descobrir que o crescimento como pessoa passa pela capacidade de comunicação com os outros;
· Ajudar o aluno a descobrir a importância da comunicação no crescimento pessoal: social, afectivo e espiritual;
· Descobrir os valores presentes na comunicação (ex: disponibilidade, colaboração, entreajuda, escuta, aceitação do outro, afecto, preocupação, respeito mútuo, igualdade…);
· Promover a comunicação como valor indispensável à convivência na família, no grupo, na sociedade, e na Igreja (ex: diálogo inter-religioso, multicultural…);
· Empenhar-se na construção e manutenção da comunicação;
· Valorizar a perspectiva cristã sobre a comunicação como prática e atitude para a construção e vivência da paz (Deus que se comunica).

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Celebrar o Dia de Todos os Santos

"Pão por Deus"

Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".

Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!

Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos". Clica aqui e lê o que se diz ao pedir o "Pão por Deus".

Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos. Porquê? Por causa do Dia de Finados (lê!)! Sabias que "finado" é a pessoa que já morreu?

No México existe uma tradição muito estranha relacionada com o Dia de Finados. Lê também, que é muito curioso!

Uma coisa muito boa que não sabias de certeza é que é costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados no Dia de Todos os Santos! Já viste o que tens andado a perder?

Antigamente todas as pessoas iam pedir o "Pão por Deus" porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.

Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.

Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição. E mesmo assim, só nas terras mais pequenas. Sabias que aí é costume neste dia as pessoas confeccionarem broas para comerem e darem?

Eu apresento-me...


Olá a todos! (pais, professores, colegas e amigos...)

Nós somos os Moralitos da EBIC e já contamos com mais de 150 membros inscritos na disciplina de EMRC (2º e 3º Ciclo)… mas esperamos vir a crescer nos próximos anos :)

Somos muito engraçados, brincalhões e criativos :) … e, por isso, também gostamos de trabalhar.

Este vai ser o nosso espaço, nele iremos colocar alguns trabalhos realizados nas nossas aulas de EMRC. Mas será também um espaço de divulgação das nossas actividades no âmbito dos nossos projectos de Escola e de Turma (entre eles concursos, passatempos, visitas de estudo… e mais não dizemos...eh, eh, eh… novidade!)

Com esta nossa actividade esperamos desenvolver competências específicas da área curricular disciplinar de EMRC, mas também competências gerais/transversais de comunicação/interacção, autonomia, relacionamento interpessoal…
Este é um local que promete… ensinar e aprender, brincar, investigar, jogar... :)

Esperamos que gostem e desfrutem da nossa página! :)